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Negociação e Recuperação de Crédito

  • Aplicar ao menos uma das melhores práticas de mercado, apresentadas e discutidas no curso, na administração da régua de cobrança e em conformidade com a realidade de sua empresa;
  • Avaliar quais ferramentas de cobrança podem gerar oportunidades e melhoria dos índices de recuperação;
  • Criar Plano de Trabalho visando apresentar soluções para incremento de resultado;
  • Propor melhorias aos processos decisórios da cobrança e na negociação com clientes inadimplentes em sua empresa;
  • Compreender os desafios do trabalho de um profissional de Gestão de empresas terceirizadas.

Profissionais das áreas envolvidas com Análise e Gestão do Crédito e da Cobrança, gerentes, coordenadores, supervisores e analistas de cobrança atuantes em instituições financeiras.

Exposição dialogada e participativa, análise de casos trazidos pelos participantes, workshop e exercícios, propiciando a troca de conhecimentos e de experiências entre os treinando.

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a atuar em negociação e recuperação de crédito integralmente, pessoas física e jurídica. Estarão aptos a contribuir com qualidade e segurança nos processos decisórios da cobrança, a gerar valor agregado ao trabalho e a apresentar resultados sustentáveis para o negócio, baseando-se em soluções atuais e nas melhores práticas do mercado.

Módulo I – Gestão da Recuperação de Crédito

1.1 – Análise e Gestão da Recuperação de Créditos

  • Risco e Recompensa
  • Ciclo de Crédito e Cobrança
  • Política de Negociação e Recuperação de créditos

Objetivo: Conceituar Risco vs Recompensa e apresentar os modelos quantitativos (Credit, Behaviour, Collection Scoring) para melhor análise dessa relação.

Discutir a dinâmica do Ciclo de Crédito e Cobrança para apuração da Política de Cobrança.

1.2 – Gestão da Cobrança

  • Carteira Inadimplente ou de Cobrança;
  • Distribuição da Carteira por Risco;
  • Rolagem por faixa de atraso;
  • Segmentação (clusters de clientes);
  • PDD – Provisão para Devedores Duvidosos;
  • Eficiência e Efetividade da Cobrança

Objetivo: Conceituar e compreender a importância da Distribuição por Risco, Rolagem da Dívida e Segmentação da Carteira para gestão da cobrança e acompanhamento dos resultados na gestão de recebíveis.

1.3 – Régua de atividade de cobrança, ações e relacionamento com o devedor

  • Régua de Cobrança: Canais e Ações de Relacionamento
  • Estratégia de Cobrança
  • Localização de clientes inadimplentes
  • Roteiro do Processo de Cobrança

Objetivo: Apresentar tecnologias, as vantagens e as desvantagens, para a construção de estratégias de Cobrança, gerando oportunidades de implementação na régua.

1.4 – Gestão especializada da recuperação

  • Plano de Trabalho – Metodologia 5W2H

Objetivo: Criar um Plano de Trabalho visando propor implementações ou mudanças na régua de cobrança

 

Módulo 2 – Negociação de Dívidas

2.1 – Negociando com clientes e devedores

  • Inadimplência e o mercado
  • Derrubando Mitos

Objetivo: Contextualizar a inadimplência apresentando os fatos geradores e as atuais regras do mercado de cobrança.

2.2 – Perfil do Profissional na Recuperação de Crédito

  • Competências pessoais e interpessoais na hora de negociar
  • O que é postura proativa e assertividade
  • Utilizar a comunicação eficazmente em negociações
  • A importância de saber ouvir e falar na hora de negociar e fazer concessões

Objetivo: Identificar o perfil do negociador visando a formação de um consistente time de resultados.

2.3 – Negociação e seus princípios

  • Os 6 Princípios da Negociação;
  • Etapas e o Método de Harvard para Negociação;
  • Porque as Negociações Fracassam.

Objetivo: Estudar a inadimplência analisando os princípios da negociação pelo Método de Harvard com o detalhamento dos procedimentos básicos da negociação.

2.4 – Perfis de Inadimplentes

  • Perfil do devedor e como negociar com cada um, levantando os pontos de maior grau de dificuldade;
  • Recuperação Judicial de Créditos Pessoa Jurídica.

Objetivo: Planejar o contato eliminando o medo de cobrar. Utilizar a forma ideal de abordagem e as melhores técnicas de contato na cobrança pessoal e por telefone.

 

Módulo 3 – Terceirização da Cobrança

3.1 – Terceirização da Cobrança

  • Aspectos Legais
  • Aspectos Mercadológicos
  • Aspectos Humanos e Operacionais

Objetivo: Apresentar as vantagens de terceirizar a cobrança de dívidas e como escolher e administrar uma empresa de cobrança. Discussão (individual) sobre a estratégia de terceirização afim de potencializar os resultados da cobrança

3.2 – Roteiro Operacional para Terceirização

  • Apresentação da Empresa e seus Produtos
  • Procedimento para Assessorias
  • Relatórios: Acordos e Recebimento
  • Definição de Metas, Ranking Assessorias e Campanhas Motivacionais

Objetivo: Identificar rotinas e processos de cobrança de terceirizados. Compreender os principais indicadores de inadimplência para avaliação do desempenho. Apresentar os desafios do trabalho de um profissional de Gestão de empresas terceirizadas

DATA E LOCAL

Este curso será reagendado.

 

Flamboyant Suit Hotel – Av. Tiradentes, nº 2979 – Industrial – CEP: 76821-001 – Porto Velho/RO.

CARGA HORÁRIA

16h

INSTRUTOR

Daisy Blanco

INVESTIMENTO

 R$ 788,28 (1 Inscrição)

  • 2 até 4 sendo da mesma instituição: R$ 764,00 (cada inscrição).
  • 5 ou mais sendo da mesma instituição: R$ 741,00 (cada inscrição).

GOSTOU DO CURSO?

Garanta sua vaga!

PROGRAMAÇÃO

O treinamento será realizado no Flamboyant Suit Hotel – Av. Tiradentes, nº 2979 – Industrial – CEP: 76821-001 – Porto Velho/RO.

08:00

INÍCIO DO TREINAMENTO

coffee-break

12:00

ALMOÇO

13:30

RETORNO DO ALMOÇO

17:30

TÉRMINO DO TREINAMENTO

coffee-break

ORIENTAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO E PAGAMENTO

Para realizar a sua inscrição no curso, por favor envie um e-mail com seu nome completo, nome do curso e o comprovante de transferência da taxa de inscrição para: consultoria@atlastreinamentos.com.br

Você receberá um e-mail confirmando sua participação no curso!

Conta para transferência:

Banco: Caixa Econômica Federal – Código: 104

Conta Corrente: 00000622-8

Agência: 4326

Operação: 003

CNPJ: 24.313.576/0001-77


Instituições Públicas, favor enviar a NOTA DE EMPENHO

Para o e-mail:consultoria@atlastreinamentos.com.br

CONHEÇA O INSTRUTOR

Daisy Blanco

Personal & Profissional Coaching Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero e advogada graduada pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Administração de Negócios com diversos cursos de especialização em Gestão de Risco. MBA em Gestão de Pessoas. Atua em mercados de serviços e consumo com vastos conhecimentos sobre o Ciclo de Crédito e Cobrança, o consumidor e o varejo brasileiro. Executiva de carreira em empresas e instituições financeiras como: Credicard, TVA, Bradesco, Unibanco e Telefônica. CEO da Escola Corporativa & Coaching, empresa especializada em consultoria para Risco & Recuperação de Crédito e Desenvolvimento Humano para a área de Cobrança. Instrutora da ABBC – Associação Brasileira de Bancos, CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Credinfar – Associação dos Profissionais das Indústrias Farmacêuticas para os cursos de Recuperação de Crédito e da ASERC – Associação Nacional das Empresas de Cobrança onde ministra há 15 anos treinamentos para líderes e equipes de cobrança. Mediadora e Conciliadora atuante no CEJUSC Itaquera, certificada pela IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro da ABRAMAC. Palestrante e Articulista do Portal Televendas & Cobrança e Revista Eletrônica CollBusiness News.

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CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO

A Atlas Treinamentos e Consultoria confere o certificado ao participante que possuir, no mínimo, 75% de frequência que será autenticada por sua assinatura na lista de presença.

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