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Negociação e Recuperação de Crédito

  • Aplicar ao menos uma das melhores práticas de mercado, apresentadas e discutidas no curso, na administração da régua de cobrança e em conformidade com a realidade de sua empresa;
  • Avaliar quais ferramentas de cobrança podem gerar oportunidades e melhoria dos índices de recuperação;
  • Criar Plano de Trabalho visando apresentar soluções para incremento de resultado;
  • Propor melhorias aos processos decisórios da cobrança e na negociação com clientes inadimplentes em sua empresa;
  • Compreender os desafios do trabalho de um profissional de Gestão de empresas terceirizadas.

Profissionais das áreas envolvidas com Análise e Gestão do Crédito e da Cobrança, gerentes, coordenadores, supervisores e analistas de cobrança atuantes em instituições financeiras.

Exposição dialogada e participativa, análise de casos trazidos pelos participantes, workshop e exercícios, propiciando a troca de conhecimentos e de experiências entre os treinando.

Ao final do curso, os participantes estarão capacitados a atuar em negociação e recuperação de crédito integralmente, pessoas física e jurídica. Estarão aptos a contribuir com qualidade e segurança nos processos decisórios da cobrança, a gerar valor agregado ao trabalho e a apresentar resultados sustentáveis para o negócio, baseando-se em soluções atuais e nas melhores práticas do mercado.

Módulo I – Gestão da Recuperação de Crédito

1.1 – Análise e Gestão da Recuperação de Créditos

  • Risco e Recompensa
  • Ciclo de Crédito e Cobrança
  • Política de Negociação e Recuperação de créditos

Objetivo: Conceituar Risco vs Recompensa e apresentar os modelos quantitativos (Credit, Behaviour, Collection Scoring) para melhor análise dessa relação.

Discutir a dinâmica do Ciclo de Crédito e Cobrança para apuração da Política de Cobrança.

1.2 – Gestão da Cobrança

  • Carteira Inadimplente ou de Cobrança;
  • Distribuição da Carteira por Risco;
  • Rolagem por faixa de atraso;
  • Segmentação (clusters de clientes);
  • PDD – Provisão para Devedores Duvidosos;
  • Eficiência e Efetividade da Cobrança

Objetivo: Conceituar e compreender a importância da Distribuição por Risco, Rolagem da Dívida e Segmentação da Carteira para gestão da cobrança e acompanhamento dos resultados na gestão de recebíveis.

1.3 – Régua de atividade de cobrança, ações e relacionamento com o devedor

  • Régua de Cobrança: Canais e Ações de Relacionamento
  • Estratégia de Cobrança
  • Localização de clientes inadimplentes
  • Roteiro do Processo de Cobrança

Objetivo: Apresentar tecnologias, as vantagens e as desvantagens, para a construção de estratégias de Cobrança, gerando oportunidades de implementação na régua.

1.4 – Gestão especializada da recuperação

  • Plano de Trabalho – Metodologia 5W2H

Objetivo: Criar um Plano de Trabalho visando propor implementações ou mudanças na régua de cobrança

 

Módulo 2 – Negociação de Dívidas

2.1 – Negociando com clientes e devedores

  • Inadimplência e o mercado
  • Derrubando Mitos

Objetivo: Contextualizar a inadimplência apresentando os fatos geradores e as atuais regras do mercado de cobrança.

2.2 – Perfil do Profissional na Recuperação de Crédito

  • Competências pessoais e interpessoais na hora de negociar
  • O que é postura proativa e assertividade
  • Utilizar a comunicação eficazmente em negociações
  • A importância de saber ouvir e falar na hora de negociar e fazer concessões

Objetivo: Identificar o perfil do negociador visando a formação de um consistente time de resultados.

2.3 – Negociação e seus princípios

  • Os 6 Princípios da Negociação;
  • Etapas e o Método de Harvard para Negociação;
  • Porque as Negociações Fracassam.

Objetivo: Estudar a inadimplência analisando os princípios da negociação pelo Método de Harvard com o detalhamento dos procedimentos básicos da negociação.

2.4 – Perfis de Inadimplentes

  • Perfil do devedor e como negociar com cada um, levantando os pontos de maior grau de dificuldade;
  • Recuperação Judicial de Créditos Pessoa Jurídica.

Objetivo: Planejar o contato eliminando o medo de cobrar. Utilizar a forma ideal de abordagem e as melhores técnicas de contato na cobrança pessoal e por telefone.

 

Módulo 3 – Terceirização da Cobrança

3.1 – Terceirização da Cobrança

  • Aspectos Legais
  • Aspectos Mercadológicos
  • Aspectos Humanos e Operacionais

Objetivo: Apresentar as vantagens de terceirizar a cobrança de dívidas e como escolher e administrar uma empresa de cobrança. Discussão (individual) sobre a estratégia de terceirização afim de potencializar os resultados da cobrança

3.2 – Roteiro Operacional para Terceirização

  • Apresentação da Empresa e seus Produtos
  • Procedimento para Assessorias
  • Relatórios: Acordos e Recebimento
  • Definição de Metas, Ranking Assessorias e Campanhas Motivacionais

Objetivo: Identificar rotinas e processos de cobrança de terceirizados. Compreender os principais indicadores de inadimplência para avaliação do desempenho. Apresentar os desafios do trabalho de um profissional de Gestão de empresas terceirizadas

MODALIDADE

Ao Vivo on-line

CARGA HORÁRIA

4h diárias
Total de 16h

INSTRUTOR

Daisy Blanco

INVESTIMENTO

 R$ 788,28 (1 Inscrição)

  • 2 até 4 sendo da mesma instituição: R$ 764,00 (cada inscrição).
  • 5 ou mais sendo da mesma instituição: R$ 741,00 (cada inscrição).

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Para realizar a sua inscrição no curso, por favor envie um e-mail com seu nome completo, nome do curso e o comprovante de transferência da taxa de inscrição para: consultoria@atlastreinamentos.com.br

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Instituições Públicas, favor enviar a NOTA DE EMPENHO

Para o e-mail:consultoria@atlastreinamentos.com.br

CONHEÇA O INSTRUTOR

Daisy Blanco

Personal & Profissional Coaching Certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching, Jornalista formada pela Fundação Cásper Líbero e advogada graduada pela Universidade Mackenzie. Pós-graduada em Administração de Negócios com diversos cursos de especialização em Gestão de Risco. MBA em Gestão de Pessoas. Atua em mercados de serviços e consumo com vastos conhecimentos sobre o Ciclo de Crédito e Cobrança, o consumidor e o varejo brasileiro. Executiva de carreira em empresas e instituições financeiras como: Credicard, TVA, Bradesco, Unibanco e Telefônica. CEO da Escola Corporativa & Coaching, empresa especializada em consultoria para Risco & Recuperação de Crédito e Desenvolvimento Humano para a área de Cobrança. Instrutora da ABBC – Associação Brasileira de Bancos, CNF – Confederação Nacional das Instituições Financeiras, Credinfar – Associação dos Profissionais das Indústrias Farmacêuticas para os cursos de Recuperação de Crédito e da ASERC – Associação Nacional das Empresas de Cobrança onde ministra há 15 anos treinamentos para líderes e equipes de cobrança. Mediadora e Conciliadora atuante no CEJUSC Itaquera, certificada pela IASP – Instituto dos Advogados de São Paulo vinculada ao Tribunal de Justiça de São Paulo. Membro da ABRAMAC. Palestrante e Articulista do Portal Televendas & Cobrança e Revista Eletrônica CollBusiness News.

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