Trata-se de um curso voltado aos profissionais que atuam na área da contratação pública, em todas as suas fases, focando, principalmente, o Planejamento da Contratação, a Gestão e a Fiscalização dos Contratos Administrativos. Temos, então, as fases de planejamento, de seleção do fornecedor e de execução contratual. A fase de Planejamento é para o sucesso da contratação, pois é o momento em que a Administração identifica suas necessidades, define a solução mais adequada para resolvê-las e prepara toda a documentação para a realização da futura licitação. De todos esses documentos, o Termo de Referência é o mais importante, pois é através do mesmo que a Administração comunica ao mercado o que deseja e como deseja, definindo as características do objeto, os prazos para execução, a forma de pagamento e todas as demais condições indispensáveis para a elaboração das propostas.
Diversas são as disposições legais e jurisprudenciais que devem ser obrigatoriamente atendidas pelo Termo de Referência ou pelo Projeto Básico, conforme o caso, de forma a estabelecer regras claras e objetivas que, sendo compatíveis com o mercado, acabem por conduzir à contratação mais vantajosa para a Administração. A fase de execução contratual sucede a seleção do fornecedor. É o momento em que a administração deverá receber o objeto que foi licitado e contratado, tudo de acordo com o que foi planejado. Nesta fase, é indispensável a boa e eficiente fiscalização das obrigações contratuais por parte do contratado, tendo em vista não só as necessidades da administração, como também a possibilidade de sua responsabilização por alguns desses encargos.
A Instrução Normativa nº 5, de 26 de maio de 2017, do MPDG, trouxe diversas mudanças ao processo de planejamento da contratação de serviços e, em especial, à elaboração do Termo de Referência/Projeto Básico, assim como na fase de fiscalização da execução contratual.
Todos os processos de contratação pública federal, a partir de 26 de setembro de 2017, passaram obrigatoriamente a seguir as novas regras. O presente Curso vai responder a todas as dúvidas rotineiras na administração pública em relação ao planejamento, à elaboração do termo de referência/projeto básico, à gestão e fiscalização de contratos, com fundamento nas normas constantes do ordenamento jurídico vigente e nas mais recentes jurisprudências do
TCU.
MÓDULO I – CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
GERENCIAMENTO DE RISCOS
Portaria 443/2018; Súmula nº 331 TST e o entendimento do STF – Responsabilidade subsidiária Administração;
MÓDULO II – FISCALIZAÇÃO COMPETENTE NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – de acordo com as exigências da IN Nº 05/17 – MPDG
Fiscalizações técnica, administrativa, setorial, usuário e Impactos da Reforma Trabalhista e da Lei de terceirização nos contratos com alocação exclusiva de mão de obra – “ Profissional que assessorou a força tarefa da lava jato no entendimento dos contratos de obras e serviços da Petrobrás ”
A-FISCALIZAÇÃO, EXIGÊNCIAS, PLANEJAMENTO
·Planejamento x fiscalização
· Legalidade, Postura, Atribuições, Perfil, designação, Legislação.
· Ato de gestão x fiscalização
· Entidade Pública X fiscal;
· A lei de terceirização X Súmula 331;
· Indicadores úteis x metas
· Acompanhando o contrato através de rotinas, responsabilidades e procedimentos, afinados com o risco e a natureza contratual, de forma a alcançar segurança jurídica, otimizar recursos, permitir rastreabilidade e transparência;
· Responsabilidade subsidiária da Administração – Ônus da fiscalização para a prevenção da responsabilidade
· Contratos com alocação exclusiva de mão de obra – Cautelas e modelos de fiscalização.
B-O PAPEL DO FISCAL DE CONTRATOS, DO GESTOR E DO PREPOSTO DA EMPRESA CONTRATADA
·Agentes envolvidos na fiscalização – profissional representante da contratada – preposto – obrigatoriedade, forma de documentação e responsabilidades inerentes. A reunião inicial com o preposto da contratada.
·Atribuições e coordenação de ações do gestor do contrato, dos fiscais. Administrativo, técnico, setorial e do público usuário. O que se espera do preposto da contratada.
·Procedimento para nomeação, perfil e qualificação dos agentes envolvidos.
·Criação e revisão do mapa de risco nos grandes eventos contratuais.
· Procedimento e cautelas na prorrogação do contrato – custos não renováveis
C-ROTINAS DE FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO E RECEBIMENTO DOS BENS E SERVIÇOS CONTRATADOS
· Atuação do fiscal diante das alterações contratuais quantitativas ou qualitativas do objeto.
· Disposições do Anexo X da IN 05\17;
· Práticas recomendadas pelo Ministério do Planejamento e TCU para minimizar os riscos da subsidiariedade advinda da Súmula 331 do TST a serem incluídas em Edital e Contrato;
· Elaboração e manutenção do Relatório Diário de Ocorrência ou livro de Controle – registros importantes
· Modelos de documentos úteis exigidos por lei x Entendimento e auditoria
D-FISCALIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
· Insalubridade, periculosidade e porosidade;
· Certificados e laudos obrigatórios;
· Equipamentos de proteção individual e coletiva;
· Atestados de saúde ocupacionais.
E-MONITORAMENTO DE ROTINAS IMPORTANTES
· Novas regras da Reforma Trabalhista e impacto nas contratações terceirizadas;
· Controle de jornada, prorrogação e compensação de jornada, horas-extras e banco de horas – CLT;
· Jornada noturna;
· Salário, remuneração, salário – disfarçado – complessivo – legalidade – TST;
· Folha de Pagamento;
· Substituição de pessoal, profissional ausente;
· Férias; 13º salário;
· Afastamentos legais;
· Acidente de trabalho;
· Vale Transporte;
· Vale alimentação;
· Desligamento – rescisão – acompanhamento – legalidade – colaborador terceirizado
F-FISCALIZAÇÃO INICIAL
· Garantia contratual
· Idoneidade dos instrumentos de garantia
· Modalidade de garantia
· Momento e prazo para a prestação da garantia
· Garantia em dinheiro e instituição financeira para o depósito
· Pagamentos que devem ser assegurados pela garantia
· Hipóteses de execução da garantia
· Passo a passo do procedimento para a execução do seguro-garantia de acordo com a legislação
· Extinção e liberação da garantia
G-FISCALIZAÇÃO DIÁRIA E MENSAL
· O Acórdão 1214\13 –TCU.
· Disposições da Portaria MPDG 409\16.
· A técnica de amostragem normatizada, 10.5, anexo VIII.
· Recebimentos provisório e definitivo.
· Documentação a ser apresentada pelo fornecedor e condução do processo.
· IMR – Instrumento de medição e pagamento ✧ O que é? Qual o objetivo? Como funciona a fiscalização a partir do IMR? .
· IMR X Recebimento X Pagamento.
· IMR X Serviços de limpeza e de vigilância.
· Glosa, métrica e retenção de pagamento.
· Quando reter e quando glosar?
· Cuidados na emissão da nota fiscal.
· Glosa de pagamento – impostos.
· Retenção de pagamento X Portaria 409/16.
· Processo de pagamento.
· Atuação do gestor e da área financeira.
· Prazos e procedimentos.
· Pagamento direto aos empregados.
· Depósito na Justiça do Trabalho.
I-ATUAÇÃO DO FISCAL NA APLICAÇÃO DE PENALIDADES
· A obrigação de aplicar penalidades.
· Vista grossa x bom senso.
· atribuições do gestor x atribuições e visão do fiscal.
· Aplicação de penalidades moratórias e compensatórias
· Rescisão do contrato
J-RECENTES E IMPORTANTES LEGISLAÇÕES E SEUS RISCOS ENVOLVIDOS
L-PROGRAMA PRÁTICO PARA AUDITAR A IN 05\17
Metodologia de auditoria aplicada à área de Contratos de Serviços, com ênfase à aplicação da IN 05\17 do MPDG, obrigatória para a Administração Pública Federal, que define as novas regras e diretrizes de serviços terceirizados, em especial a:
· Planejamento para todas as fases da terceirização
· Estudos preliminares
· Gerenciamento de riscos
· Instrumento de medição de resultados – IMR
· Remuneração variável
· Conta vinculada
· Pagamento pelo fato gerador
· Gestão do contrato com a adequada atuação dos novos atores: Fiscais do usuário, técnico, administrativo e gestores
· Controles imprescindíveis quanto a reposição do profissional ausente
· Custos não renováveis na prorrogação contratual
Servidores da administração pública que participam de processos de contratação de bens e serviços, desde a fase de planejamento até a fase de execução contratual, especialmente encarregados da elaboração de TR/PB, Pregoeiros, Gestores e Fiscais de Contratos, membros dos setores de Licitação e Contratos, Controle Interno, Assessores Jurídicos e Ordenadores de Despesas; Procuradores Jurídicos, Advogados, Auditores e demais profissionais, públicos e privados, que atuam nos processos de aquisições públicas.
MODALIDADE
CARGA HORÁRIA
INSTRUTOR
INVESTIMENTO
Para realizar a sua inscrição no curso, por favor envie um e-mail com seu nome completo, nome do curso e o comprovante de transferência da taxa de inscrição para: consultoria@atlastreinamentos.com.br
Você receberá um e-mail confirmando sua participação no curso!
Conta para transferência:
Banco: Caixa Econômica Federal – Código: 104
Conta Corrente: 00000622-8
Agência: 4326
Operação: 003
CNPJ: 24.313.576/0001-77
Para o e-mail:consultoria@atlastreinamentos.com.br
Gerente de auditoria de contratações de serviços da PETROBRAS ( 25 anos); Foi auditor da Deloitte, Haskins & Sells (RJ); 35 anos de experiência em Auditoria; Foi Gerente de Auditoria da Aracruz Celulose (ES) e da Cooperativa Central dos Produtores de Leite (RJ) Auditou dezenas de empresas de médio e grande porte na área pública; Consultor de diversas empresas de renome Nacional e Internacional; Escreveu dezenas de artigos para o Tribunal de contas do município de São Paulo, jornais especializados e para a Consultoria Negócios Públicos do Paraná, sobre: auditoria, prevenção de fraudes e Contratos de Serviços; Conferencista sobre o tema terceirização há mais de vinte anos, tendo prestado serviços para as maiores entidades de treinamento do país Co-Autor do Livro “Temas Controvertidos em Licitações e Contratos Administrativos e Auditoria de Contratos Terceirizados” – Temas e idéias Editores (RJ) Pós-graduado em Auditoria e Contabilidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; MBA em Finanças Empresariais pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC-RJ); Especialização em Auditoria, Contabilidade e Prevenção de Fraudes em grandes corporações pela University of Texas at Dallas – USA; Professor: De Gestão de Serviços, Auditoria de Logística e Serviços, Auditoria Avançada e Prevenção de Fraudes nas Corporações dos MBA’s da Fundação Getúlio Vargas em são Paulo; Treinou os auditores do Tribunal de Contas dos Municípios de São Paulo, Rio de Janeiro, do Estado da Bahia além dos profissionais e auditores do Tribunal de Contas da União (DF); Implantou manuais de procedimentos e grupos de auditoria de contratação em diversas empresas de renome; Treinou nos últimos dez anos mais de 8.000 gestores de contratos do Sistema PETROBRAS no Brasil e no Exterior.
O material didático fornecido pela Atlas Treinamentos conta com apostilas atualizadas e personalizadas, além de uma caneta customizada com a nossa identidade visual. Para que você tenha o máximo de aproveitamento em nossos cursos, deve sempre estar de posse do material didático em cada aula.
A Atlas Treinamentos e Consultoria confere o certificado ao participante que possuir, no mínimo, 75% de frequência que será autenticada por sua assinatura na lista de presença.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.