Curso atualizado à luz do Decreto nº 10.024/2019 e do atual e novo regime de contratação pública (Lei nº 8.666/1993 e Lei nº 14.133/2021). Em conformidade com os modelos disponibilizados pela AGU. Inclui, ainda, workshop de elaboração de resposta a uma impugnação e assessoria ao Gestor na decisão dos recursos administrativos.
A Definir.
A Definir.
Golden Plaza Hotel
Av. Gov. Jorge Teixeira, 810 – Nova Porto Velho, Porto Velho/RO
A licitação pública é um importante e estratégico instrumento que visa suprir a demanda do Administração Pública nas aquisições de bens e insumos e nas contratações de serviços. No entanto, o procedimento licitatório, embora esteja repleto de normas específicas, também está submetido a princípios básicos do direito, como a isonomia, igualdade, elementos de defesa e contraditório.
Nesse sentido, o instrumento convocatório – amplamente representado pelo Edital (ou Carta Convite) – tem por objetivo a publicização da demanda de aquisição ou contratação pela Administração que, por sua vez, deve apresentar uma linguagem impessoal, clara, concisa, formal e uniforme, dispondo as regras da licitação, tais como:
Devido a sua finalidade, muitas vezes, a elaboração de um bom edital torna-se complexa ou extensa, abrindo margem para as despadronizações e/ou lacunas textuais que deixam a possibilidade de dois ou mais entendimentos, trazendo, dessa forma, insegurança jurídica e administrativa e, por diversas vezes, impugnações ao instrumento convocatório e contestações de decisões no processo licitatório, implicando, inclusive, na alteração do julgamento inicial.
Esse curso, além de apresentar um overview da temática à luz das normas, doutrinas e jurisprudências, traz, também, a conformidade com os modelos disponibilizados pela Advocacia-Geral da União (AGU) e o viés teórico-prático acerca do trâmite das ferramentas recursais nos certames e os principais argumentos que poderão ser utilizados pela Administração para defender os seus atos no âmbito licitatório.
Durante o curso, discutiremos de forma ampla, aprofundada e direcionada, como o gestor e o servidor público devem atuar nos procedimentos recursais, incluindo as ações judiciais próprias, detalhando desde a manifestação da intenção de recorrer até o julgamento final dessas contestações.
Este curso será realizado de forma presencial, com metodologia 100% interativa e aulas expositivas dialogadas entre o(s) aluno(s) e o professor, possibilitando a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas em tempo real.
O aluno terá ainda:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
ELABORAÇÃO DO EDITAL
PEDIDO DE ESCLARECIMENTO E IMPUGNAÇÃO
RECURSOS ADMINISTRATIVOS
WORKSHOP “RESPONDENDO A UMA IMPUGNAÇÃO E ASESSORANDO O GESTOR NA DECISÃO DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS”
A Definir
O pagamento deverá ser realizado em nome de ATLAS TREINAMENTOS, CONSULTORIA E EVENTOS (CNPJ 24.313.576/0001-77), através de ordem bancária na seguinte conta: Caixa Econômica Federal (Agência: 4326 / Conta Corrente: 1211-2).
Razão Social: ATLAS TREINAMENTOS, CONSULTORIA E EVENTOS
Endereço: Avenida Lauro Sodré, 1865 – Pedrinhas, Porto Velho, Rondônia – CEP: 76.801-501
CNPJ: 24.313.576/0001-77
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 14243608