Com foco na elaboração de documentos oficiais e técnicos de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (3a ed.) e Decreto no 9.758/19. Inclui, ainda, as melhores práticas do projeto Plain Language (linguagem simples) no setor público.
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Nos últimos 40 anos, a Administração Pública Brasileira passou por grandes transformações, sobretudo como parte do trânsito para a democracia. Desenvolveram-se novas práticas e expectativas de modernização, mas muitas de suas características tradicionais ainda não foram removidas. A modernização efetiva somente ocorrerá de forma significativa com mudanças na comunicação entre as instituições públicas entre si, entre as instituições públicas e privadas e entre o público e a sua administração.
Linguagem Simples no Setor Público esse é um tema muito importante para todas as pessoas, mas principalmente para quem trabalha no governo. Você vai ver como a linguagem é um ponto central para prestar melhores serviços públicos e um instrumento importante para promover a inclusão e garantir direitos.
Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.
Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.
O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos técnicos e administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.
Este curso foi idealizado a partir dessa visão, com o objetivo de refletir as evoluções do mundo digital e desenvolver técnicas de comunicação e expressão escrita na redação oficial e técnica, de acordo com a terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, publicada em 27/12/2018 e o Decreto n. 9.758, 11/4/2019.
Profissionais envolvidos com a geração, edição e customização de procedimentos; ofícios, correio eletrônico e textos afins, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PRINCÍPIOS NORTEADORES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
AS COMUNICAÇÕES OFICIAIS E AS MAIS RECENTES ATUALIZAÇÕES
TIPOS DE DOCUMENTOS
ARGUMENTAÇÃO DO TEXTO TÉCNICO
OS RELATÓRIOS E DEMAIS DOCUMENTOS TÉCNICOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
PADRONIZAÇÃO
QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS ADMINISTRATIVOS OFICIAIS
Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.
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O pagamento deverá ser realizado em nome de ATLAS TREINAMENTOS, CONSULTORIA E EVENTOS (CNPJ 24.313.576/0001-77), através de ordem bancária na seguinte conta: Caixa Econômica Federal (Agência: 4326 / Conta Corrente: 1211-2).
Razão Social: ATLAS TREINAMENTOS, CONSULTORIA E EVENTOS
Endereço: Avenida Lauro Sodré, 1865 – Pedrinhas, Porto Velho, Rondônia – CEP: 76.801-501
CNPJ: 24.313.576/0001-77
Inscrição Estadual: Isento
Inscrição Municipal: 14243608